calendário de conteudo

Se você ficar comigo até o final eu vou te mostrar os 11 piores erros em marketing de conteúdo que você precisa evitar se quiser ter resultados para o seu negócio. Alguns são fatais e podem matar o seu negócio para sempre!

Você já deve saber que o marketing de conteúdo é uma das estratégias de marketing digital mais usadas para atrair pessoas e despertar o interesse no seu produto, serviço ou negócio.

O marketing de conteúdo é uma ferramenta poderosíssima para ajudar você que tem empresa física, online, você que é afiliado ou profissional liberal a aumentar seu volume de negócios, clientes e vendas.
Dá para fazer marketing de conteúdo se eu tenho um negócio que não seja online Fábio? Mesmo que eu tiver uma floricultura, supermercado, farmácia, imobiliária ou seja um médico, advogado, dentista, engenheiro ou nutricionista?

Sim dá e muito é o melhor, se você não aplicar essas estratégia o seu concorrente vai (se já não está).

Vamos entender melhor o que é o Marketing de Conteúdo.

A melhor definição é a do pessoal da Rock Content, uma empresa especializada em marketing digital e de conteúdo eu sigo muito que diz o seguinte:
“Marketing de Conteúdo é uma maneira de engajar com seu público-alvo, fazendo crescer sua rede de clientes e potenciais clientes por meio da criação de conteúdo relevante e de valor, atraindo, envolvendo e gerando valor para as pessoas de modo a criar uma visão positiva da sua marca e assim gerar mais negócios”

Veja este vídeo:

Mas existem alguns problemas, muitas pessoas têm dificuldade para implementar uma estratégia correta e eficiente de marketing de conteúdo para gerar engajamento e vendas. As pessoas estão perdidas, sem saber por onde começar, o que fazer, como fazer e por aí vai.

Outro problema é a mentalidade de achar que marketing de conteúdo é difícil de fazer.

Existem alguns erros que vão matar toda e qualquer tática de marketing de conteúdo que você usar. São erros que você pode estar cometendo neste momento, pode estar cometendo 1 ou vários deles e se quiser realmente ter sucesso com o seu negócio seja ele online ou offline, precisa aprender primeiro como identificar esses erros e segundo, corrigir.

Justamente essa é a finalidade deste conteúdo e o meu objetivo é fazer você eliminar estes erros de uma vez por todas.

Vamos lá então:

10 Erros Para Você Evitar ao Fazer Marketing de Conteúdo:

1° Erro – Não Definir um Objetivo.

Você já se perguntou o motivo de estar criando um determinado conteúdo, seja ele em vídeo, artigo ou imagem para rede social?

Sim, você precisa ter um objetivo claro na sua mente antes mesmo de começar a pesquisa de palavras-chave e a criação do conteúdo propriamente dita.

Existem 3 objetivos principais à definir que são:

  • Gerar Tráfego
  • Gerar Leads
  • Gerar Vendas

Gerar Tráfego – É se você quer ter pessoas visitando um determinado site, vídeo, página de vendas, artigo de blog, post no Facebook ou Instagram, etc.

O único objetivo é fazer com que um visitante do seu conteúdo clique em algum link e vá para outro conteúdo que você deseja que ele veja.

Gerar Leads – O objetivo aqui é fazer com que um visitante do seu conteúdo preencha algum formulário assim entre na sua lista de email marketing, Chatbot ou Whastapp para ir enviando mais conteúdos no decorrer do tempo, criando assim um relacionamento com o objetivo de fidelizar o lead (contato) e assim as vendas aconteçam de forma mais natural.

Gerar Vendas – Essa aqui todo mundo entendo certo? rsrs. Nem preciso dizer que o único objetivo é gerar vendas dos seus produtos ou serviços.

Por Quê é importante definir o objetivo antes de tudo?

Dependendo do objetivo a forma como o conteúdo precisa ser criado muda um pouco.

2° Erro – Não Pesquisar Por Assuntos que Sua Audiência Está Buscando.

Eu cometi muito esse erro, depois de evitar o primeiro erro, você precisa fazer uma pesquisa de assuntos (palavras-chave) que seu potencial cliente está buscando. E a melhor ferramenta para isso se chama Ubersuggest. Com ela você pode digitar um termo no campo de busca para saber quantas pessoas buscam e qual o nível de concorrência para você posicionar o termo buscado ao criar um conteúdo.

Veja o Vídeo abaixo, nele eu explico detalhadamente como fazer essa pesquisa para evitar o erro n° 2.

pesquisa de palavra chave

Veja só. 18.100 buscam por mês pela palavra tocar violão. Você pode criar um conteúdo com essa palavra e também com a variações dela.

Eu já criei vídeos e artigos que as pessoas não buscavam no Google e os resultados não forma bons. Claro que se o Erico Rocha fazer um vídeo assim vai ter milhares de pessoas vendo porque ele já tem uma audiência enorme, mas quem não tem precisa criar conteúdos que tenham buscas por eles.

3° Erro – Não Fazer um Planejamento de Conteúdo.

A forma mais eficiente para obter bons resultados é fazer um planejamento de conteúdo, não adianta postar conteúdos aleatoriamente.

Se você planejar qual conteúdos vai criar durante as próximas semanas além de maximizar seus esforços você vai economizar energia mental porque, quando tem tudo planejado, você não perde tempo tentando descobrir qual conteúdo vai criar.

Dessa forma o seu trabalho flui de maneira mais rápida.

Para ajudar você e se tornar expert na criação de conteúdos eu recomendo o Calendário de Planejamento de Conteúdos.

>> Descubra Como Funciona  o Calendário Profissional Para Planejamento de Conteúdo.

calendario de conteudo para afiliados

4° Erro – Não Fazer SEO (Otimizar Seu Conteúdo)

SEO é um termo em inglês que significa Otimização Para Mecanismos de Busca. Isso quer dizer que você precisa aplicar alguns técnicas diretas, ou seja, dentro do seu conteúdo que também chamamos de SEO On Page e fora do nosso conteúdo que chamamos de SEO Off Page.

SEO On Page depende diretamente de você, são ações que você tem o poder de executar e as mais básicas são colocar a palavra chave no título, descrição e tags se for um vídeo para o Youtube e no título, links internos, palavra chave na imagem entre outros, se for um artigo de blog.

SEO Off Page tem a ver com obter backlinks entre outras coisas para aumentar a relevância do seu domínio (blog, site) perante o Google e assim seus conteúdos possam ser melhores classificados nos rankings de busca.

5° Erro – Não Entregar um Conteúdo de Qualidade

De nada adianta fazer o melhor SEO, a melhor otimização do mundo, com as melhores técnicas se o seu conteúdo não tiver qualidade e valor.

E o que é um conteúdo de qualidade? É aquele que resolve ou ameniza um problema, que preenche uma necessidade e alivia ou cura um dor (não necessariamente uma dor física, embora também possa ser).

Pode ser também um conteúdo que proporciona uma transformação em uma pessoa. Exemplo 1: antes Marta era 30 quilos acima do peso agora ela está dentro do peso. Exemplo 2: Pedro era endividado agora não tem dívidas.

Seu conteúdo deve sempre servir aos outros, e quanto maior for a solução ou transformação que ele proporciona, maior será a gratidão das pessoas por você e daí vai resultar vendas e negócios no futuro.

marketing digital

6° Erro – Não Ser Consistente.

Este erro é um dos mais comuns de todos. Consistência na minha visão é fazer o que precisa ser feito até dar certo, até ter resultado.

Como funciona o modos operandi da maioria das pessoas que começam a fazer marketing de conteúdo: elas criam uns 6 ou 7 artigos no blog ou vídeos no Youtube, postam umas 15 imagens no Instagram, não crescem no período de 30 dias e desistem porque acham que não dá certo, e realmente não dá, para as pessoas que agem assim não dá certo mesmo.

Leva tempo para o Youtube entender qual o assunto seu canal trata, assim com leva tempo para o Google reconhecer autoridade no seu blog. Não tem como atropelar o tempo. Se você entender que não os resultados não acontecem rapidamente, você fica mais tranquilo(a) porque vai saber que o processo é assim mesmo, lento.

Veja meu exemplo, no blog antigo o Renda Completa eu tinha uma boa autoridade de domínio, ficava mais fácil ranquear um artigo novo na primeira página do Google devido à essa fator. Mas ele estava cheio de problemas, aí resolvi criar este com meu nome. Tá demorando para o Google indexar meus artigos porque o blog é novo mas vai acontecer, eu sei que o processo é demorado.

A criação de conteúdo é algo que nunca mais deve parar de acontecer, você deve sempre criar conteúdos e nunca relaxar, esse erro já me custou muito caro, teve uma época em que parei de criar conteúdos e a concorrência quase me esmagou.

Quer saber mais? Até hoje estou pagando o preço de ter relaxado, uma grande parte da minha audiência parou de me seguir e começou a acompanhar outros profissionais.

Comecei a me achar “o cara” e subestimei as consequências.

7° Erro – Não Fazer uma Chamada Para Ação

Você não deve presumir que todas as pessoas que consomem o seu conteúdo vão saber o que fazer no final dele. Você deve dizer claramente o que devem fazer. Nunca termine um conteúdo dizendo: “Muito obrigado e um abraço”. Nãoooooo.

Peça uma ação conforme o seu objetivo:

“Clique para saber mais”
“Clique no botão vermelho abaixo e compre”
“Visite meu blog clicando aqui”
“Veja meu novo vídeo no Youtube aqui”
“Garanta já sua cópia clicando neste link”

CTA (Call To Action) é um termos em inglês muito usado no marketing digital que significa Chamada Para Ação.

E pode parecer óbvio para você que já conheço de marketing digital mas para quem não conhece precisa ser direcionada para um local que você queira.

planejamento de conteudo

8° Erro – Só Fazer Oferta de Venda

A venda não pode ser forçada. aí você se pergunta, ué Fábio, quer dizer que eu não posso vender então? Como vou ganhar dinheiro online?

Eu disse que o erro é só fazer oferta de venda, o tempo todo.

É a cada parágrafo ou frase colocar um link de venda, uma oferta de produto ou serviços entende?

Esse erro é um complemento do anterior (7°).

Você me viu fazendo oferta o tempo todo neste conteúdo? Claro que não. E olha eu eu fiz, vamos ver se você percebeu. Mas fiz de forma inteligente, complementando um conteúdo.

Ninguém gosta de vendedor chato que tenta empurrar seus produtos e serviços goela abaixo, esse tempo já passou e muito, hoje devido ao acesso à internet o consumidor está mais informado e exigente, ele não compra de qualquer um, ele compra de quem o encanta.

Tem uma frase muito usada em treinamentos de vendas que diz: “As pessoas adoram comprar, mas detestam que lhes vendam”. Isso não poderia ser mais verdade. Me fala você, quando vê algum vídeo ou artigo que só tem venda, venda, venda, você fica desconfortável e até irritado (a), acertei?

9° Erro – Não Interagir Com Sua Audiência.

Você fica chateado(a) quando te deixam falando sozinho no Whatsapp? É mais ou menos assim que se sente uma pessoa que deixa um comentário no seu vídeo, artigo no blog, postagens no Facebook, Instagram entre outros.

Eu já cometi muito esse erro mas hoje não mais. é duro admitir isso mas eu só posso evoluir e melhorar se antes de tudo identificar que algo está errado.

Sabe aqueles artistas, sejam atores, atrizes, cantores que esnobam seus fãs? Quando você não responde para eles está agindo da mesma forma.

Puxa, a pessoa confia em você, acompanha seu trabalho quando poderia estar seguindo outros, de livre e espontânea vontade gosta de você e do seu trabalho, compartilha seus conteúdo e você não responde. Será que preciso continuar? Acho que não né!

Claro que se você tem milhares de comentários e seguidores vai ficar inviável responder um por um, mas deixe isso claro, a pessoas do outro lado não querem saber muitas vezes e não entendem que você é uma pessoa só e que é humanamente impossível dar atenção para todos sempre.

promover conteudo

10° Erro – Não Promover Seu Conteúdo

A concorrência em praticamente todos os nichos aumenta a cada dia, e para ter resultados excelente você precisa promover seu conteúdo depois de publicado.

Existem duas formas para isso:

a) Promover de Forma Orgânica
b) Promover de Forma Paga

Forma Orgânica é aquela em que você não investe dinheiro, você não paga com valores monetários mas sim com o seu tempo e esforço.

É uma estratégia que leva tempo para dar resultados mas uma vez atingidos eles permanecem. Você precisa fazer uma série de ações para ter sucesso, muita gente desiste pelo enorme esforço que precisa fazer principalmente no início.

Forma Paga já diz tudo, você paga, investe dinheiro para que seu conteúdo chegue a mais pessoas. As fontes mais usadas atualmente são o Facebook Ads e Google Adwords entre outras.

Anúncios em blogs do seu nicho também são muito interessantes e têm um bom retorno.

Tanto as fontes de tráfego orgânico quanto dariam outro artigo, aliás, vou fazer um bem completo sobre elas.

Qual a melhor fonte de tráfego? Não tem melhor, o ideal seria usar as duas. O tráfego orgânico te dá autoridade, o tráfego pago te dá lucratividade. Se está começando o ideal é trabalhar com o orgânico, à medida que for ganhando dinheiro na internet comece a investir, mesmo que pouco.

11° Erro – Não Investir em Conhecimento

Vamos falar sério, se você quer mesmo ter um negócio profissional, você precisa investir, afinal é o seu negócio, o seu futuro e de sua família que está em jogo, o seu fracasso ou o seu sucesso vai afetar diretamente as pessoas que você amam, já parou para pensar nisso?

A vantagem é que é muito barato investir em seu negócio online em comparação com um negócio físico tradicional.

Um médico precisa do conhecimento da faculdade para exercer sua profissão, um advogado, dentista, eletricista, publicitário, psicólogo, e todas as profissões precisam de treinamento, formação para aplicar.

E para saber como usar o marketing de conteúdo de forma que gere retorno tanto em autoridade quando em faturamento, você precisa aprender, não tem outro jeito. Onde aprender Fábio? Você tem muito conteúdo bom no Youtube e no Google, o problema é que não tem organização, acontece também de uns ensinarem certo e outros errado, muitos vídeos estão desatualizados.

Por isso investir em um treinamento é importantíssimo, ele vai te ensinar o que fazer e não fazer.

Para alavancar seus resultados com o marketing voltado para conteúdo a Mafalda Melo, grande profissional de marketing digital tem um treinamento chamado Máquina de Conteúdo.

Neste treinamento ela pega você pela mão te mostra passo a passo o caminhos sem pedras para ter idéias e criar conteúdos ilimitados para seu blog, canal do Youtube, Instagram e Facebook. Os vídeos não são longos e você aprende na prática a vencer a sua concorrência para vender mais e melhor.

Clique na Imagem abaixo e conheça a Máquina de Conteúdo.

curso ensina a fazer marketing de conteúdo

 

[GRÁTIS] Ebook + Vídeo Aula Inédita Revelam Os 13 Passos Simples e DEFINITIVOS Para Você Criar Seu Negócio Online de Sucesso em 2020.

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. Wanda disse:

    Parabéns pelo post. Esclarecedor demais e concordo com você sobre os erros. Eu já cometi vários deles, mas hoje não mais.
    Abraço!

  2. FabioUmpierre disse:

    Oi Mafalda tudo bem? Muito obrigado pela visita e pelo seu excelente trabalho com marketing digital. És uma referência para todos! Grande abraço!