Como fazer email marketing para acabar com o problema de você não estar vendendo e ganhando dinheiro quanto gostaria, se está fracassando no seu negócio online este artigo é para você.

O email marketing faz parte das ferramentas de marketing digital que usamos e também faz parte de um funil de vendas.

Você sabia que existem 3x mais contas de email do que as contas do Facebook e Twitter juntas?

Como profissional de marketing digital, provavelmente você já viu vídeos que mostram o email com o maior ROI do que qualquer outro canal de marketing e provavelmente deseja começar a usá-lo para gerar vendas e receita para o seu negócio online.

Neste guia, vou falar sobre o processo de introdução ao email marketing para ajudar você a aumentar os seus resultados.

Pode ser tentador simplesmente abrir uma conta em um serviço de email marketing como o E-goi por exemplo e começar a enviar sua primeira campanha e seus emails.

Mas antes de começar, vale a pena dedicar um minuto para refletir sobre quais são seus objetivos e o que você realmente deseja alcançar usando a ferramenta do email marketing, pois isso determinará o tipo de campanha e emails que você vai enviar, o tipo de conteúdo e como você medir o sucesso dessas ações

O email deve ser um componente importante de todo plano de marketing digital devido à sua eficácia em gerar conversões e criar lealdade à marca.

O email marketing é o canal mais poderoso para atingir seu público-alvo e pode ser usado para atingir vários objetivos diferentes; portanto, vale a pena gastar algum tempo pensando no que você deseja alcançar com ele antes de entrar.

O email marketing ainda funciona?

Alguns profissionais afiram que o email marketing morreu, que não dá mais resultado. Não caia nessa armadilha, não acredite e abandone o email marketing. Você pode sim usar outras estratégias agregadas como o Whatsapp e o Chatbot mas não elas isoladas do email.

O marketing por email ainda é uma das formas de marketing digital mais econômicas e ricas em conversão. Claro, as mídias sociais, SEO e PPC surgiram e deixaram os profissionais de marketing empolgados, mas não se engane! O marketing por email é potente, persuasivo e obtém ótimos resultados em sua loja de dropshipping, links de afiliado entre outros.

O email marketing funciona e vai continuar por muito tempo. O fato é que houve uma transformação do email, antigamente quando não existia o Whatsapp e Messenger, você recebia as famosas correntes, pirâmides e memes pelo email, hoje é pelo Whatsapp. O que é sério hoje vai para o teu email.

Se você faz uma compra no Mercado Livre, na Amazon, no Submarino tudo é feito através do email, eles não mandam conformação de compra pelo Facebook por exemplo, daí o email ter se transformado em algo sério.

Vários profissionais deve seu negócio e patrimônio ao email marketing, eu também devo e só para te provar veja minhas vendas em um lançamento que participei como afiliado, e os resultados são sempre parecidos em cada lançamento. Mais ou menos 80% a 85% das minhas vendas vêm do email.

O Que é Email Marketing?

O email marketing é um canal de marketing no qual as empresas enviam emails com material comercial e conteúdos relevantes para uma lista de pessoas que se inscreveram em uma página de captura sua. O objetivo do email marketing é levar as pessoas a um site de vendas para comprar um produto ou serviço.

O marketing por email evoluiu rapidamente nos últimos anos, hoje podemos personalizar o conteúdo dos emails e criar públicos altamente segmentados.

Em outras palavras é criar um relacionamento com as pessoas da sua lista, enviando conteúdos gratuitos de valor percebido pelas pessoas dessa lista e também ofertas de produtos e serviços.

Qual Seu Objetivo?

A chave para estabelecer as metas corretas para a sua iniciativa de marketing por email é alinhá-las às metas e aos KPIs de marketing mais amplos da sua empresa. O objetivo é gerar novas inscrições para o seu produto? Novos leads para sua equipe de vendas? Mais participantes para o seu evento? Mais doações para sua causa ?

Vamos agora aos 5 passos:

1° Passo – Crie Uma Lista.

Você até já deve ter lido ou escutado sobre isso. O primeiro passo para ter sucesso com email marketing é justamente ter pessoas para quem mandar emails.

As pessoas que deixam algum tipo de contato em sua página chamados de LEAD.

Como as pessoas entram na sua lista?

Você precisa criar formulários com campos a serem preenchidos e colocar eles espalhados estrategicamente na internet.

Creio que Nome, Whatsapp e email  são os melhores dados de pedir, mas quanto mais campos você pedir na sua página menos inscritos vai ter. As pessoas não gostam de colocar muitos dados.

Pode contratar um serviço de freelancer para isso.

2° Crie Uma Recompensa Digital.

Esses formulários vão estar em uma página de captura onde você vai oferecer uma recompensa digital que pode ser um ebook, vídeo, infográfico, software. Os mais usados são ebook e vídeo sendo o primeiro o campeão, um ebook é fácil de produzir e você nem precisa escrever caso não queira.

As pessoas chegam na sua página e não vão deixar o email só porque você é o a cara do Brad Pitt, a Scarlett Johansson ou alguém milionário, você precisa dar a elas um motivo para fornecerem os dados para você. Quando falo em dados podem ser o Whatsapp, Nome e Email.

Lógico que você vai pedir os dados de acordo com a sua estratégia.  Podem ser mais campos ou menos campos.

SACADA MASTER: Peça o Whatsapp junto com o email você pode criar uma melhor aproximação com seu potencial cliente. Caso seus emails não esteja chegando para as pessoas da sua lista, você ainda pode alcançar essas pessoas pelo Whatsapp.

Veja abaixo alguns modelos de páginas de captura.

3° Crie Uma Página de Captura.

Sua recompensa digital vai estar em uma página de captura (squeeze page) que nada mais é do que uma página só com o único objetivo de converter o seu visitante em LEAD.

A página de captura vai ser o veículo em que as pessoas vão embarcar e descer na sua base de dados.

Como criar uma página de captura?

Você tem duas formas: a primeira através de plugins para wordpress e a segunda são serviços online de criação de páginas. A vantagem do plugin é que você paga uma única vez, não tem mensalidades, já nos serviços é cobrada uma taxa mensal.

Meus modelos:pagina

paginas

Quais Ferramentas você precisa?

1° Um serviço de email marketing onde você cria formulários, programa emails, entre outras coisas. Eu uso e recomendo o E-goi. Clique aqui para conhecer.

2° Um serviço de página de captura para que você possa capturar os leads.

Essas duas ferramentas combinadas é que vão criar a sua lista de emails, o seu bem mais precioso do seu negócio que você tem que cuidar como um filho.

4° Qual a Frequência de Envio de Email?

Pode enviar todos os dias? na verdade não existe um número certo, se você estiver enviando conteúdos de valor, de qualidade, que ajude a sua lista, por quê não mandar todos os dias? Aí vai da sua capacidade de conseguir produzir conteúdos para enviar diariamente.

O problema é enviar só ofertas, apenas emails que não agregam nenhum tipo de valor à vida das pessoas da sua lista.

E outro fato é que a pessoa vai escolher se abre ou não o seu email. Ela tem o poder. Ela vai abrir aqueles emails que ela gosta mais, aqueles assuntos que ela acha melhor. Por exemplo: eu falo de vários assuntos ligados ao marketing digital, falo de vídeos, email, Instagram, Facebook entre outros, se eu enviar um email com o título: como ganhar dinheiro com blog e a pessoa não gosta e não tem blog ela não vai abrir.

email

Agora se eu enviar sobre vídeo marketing e ela gostam aí vai abrir, entendeu? As vezes as pessoas não abrem o seu email apenas porque não tem interesse naquele assunto específico, não é porque enjoaram de você ou do seu trabalho, que não confiam mais em você.

5° Jogue Tráfego Para Sua Página de Captura.

Não adianta nada ter uma bela página de captura criada, uma sequência de emails eficiente se ninguém ver a sua página. Tráfego é fundamental para o sucesso do seu negócio. Você pode gerar tráfego de duas formas:

Orgânica – aqui você não paga mas investe seu tempo. Você pode usar o Facebook, Instagram, Blog, Youtube, Pinterest ou qualquer site de sua preferência.

Paga – aqui você investe dinheiro em anúncios, a plataforma mais usada para isso é o Facebook Ads.

Agora que você já sabe muitas informações sobre email marketing, acesse esse treinamento que vai ajudar você a começar a ter resultados ou melhorar os resultados que já tem.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!